MOSTRAR BARRA LATERAL
Comércio unificado, uma nova geração do varejo

De tempos em tempos surgem tendências novas no mercado do e-commerce, que vem trazendo soluções acessíveis e novidades para serem integradas na estratégia de muitas marcas. É assim que o comércio unificado vem se transformando em uma nova geração do varejo.

Mas, o que é comércio unificado, quais as vantagens para o e-commerce e quais plataformas já possuem modelos de negócio que unifica sua operação? Vamos falar sobre estes pontos a seguir.

O que é comércio unificado?

O comércio unificado é um conjunto de canais de varejo consolidados em um único software. Essa proposta permite integrar canais de vendas, melhorar a experiência de compra e assim transformar consumidores em clientes com mais facilidade.

As plataformas de comércio unificado são normalmente voltadas para o desenvolvimento, conexão e gestão de canais de vendas tanto online quanto offline o que facilita para o lojista a gestão de seus canais, já que tudo pode ser feito em um único local.

Vantagens de utilizar o comércio unificado no e-commerce

Os software que utilizam o comércio unificado como foco do serviço, simplifica, sincroniza e melhora o atendimento, o uso de estoque e processos relacionados aos processos do varejo.

Também é possível a integração com canais digital como lojas virtuais, marketplaces, multi lojas, hotsites, e-mail e muitos outros, assim como no varejo offline como acompanhar lojas tradicionais, guide shops, pop up stores, etc.

Além de soluções voltadas para o varejo B2C, o comércio unificado é bastante útil para o e-commerce B2B, pois permite a integração dos canais, a facilidade na gestão e atingir novos públicos.

O que uma plataforma de comércio unificado tem?

Uma plataforma de comércio unificado possui soluções que conecta, integra e unifica canais de vendas, feito de forma online e offline. Plataformas como a VTEX, Linx e Shopify contam com recursos interessantes para unificação de canais, alguns exemplos são:

  • Sistema de gestão de pedidos (Sistema OMS);
  • Checkout integrados;
  • Ferramentas para atendimento;
  • Integração com aplicativos;
  • Integração com software de ERPs, CRMs, WMSs e mais;

Além destes recursos, a plataforma de comércio unificado permite manter inventários atualizados e unificados para evitar a ruptura de estoque e possibilitar ao consumidor encontrar o produto de interesse em qualquer canal de venda que sua empresa tenha disponível, isso também proporciona mais autonomia para os clientes.

E experiencia personalizada também é um diferencial, já que o atendimento é mais prático e pode ser inserido em diversos contextos dos roteis de compras.

No quesito dado, as plataformas de comércio unificado possuem formas de analisar e prever o comportamento dos clientes para melhorar cada vez mais a experiência de compra. 

Fatores que estão ligados ao processo de compra também são facilitados, como o ajuste de preços em todos os canais com mais precisão, opções para evitar abandono de carrinho por frustração do consumidor. Também é possível organizar a movimentação do estoque por região e demanda e ter mais eficiência no processo troca e devolução.

O comércio unificado permite ter uma visão global do negócio a partir de um sistema, é uma solução prática para empresas que trabalham com diversos canais de vendas.

Gostou de conhecer este conceito? Quer saber como utilizar uma plataforma de comércio unificado em seu e-commerce? Aqui na Codeby temos um time especializado nas plataformas VTEX, Linx e Shopify prontos para tirar suas dúvidas e te mostrar os melhores caminhos para o seu negócio. Entre em contato com um especialista.

Vale a leitura

A importância de ter busca inteligente em um e-commerce
A importância de ter busca inteligente em um e-commerce
Facilitar seu cliente a encontrar os produtos que procura é o primeiro passo para ter boas taxas de conversão, afinal...
Saiba mais
Como o uso de Business Intelligence aumenta a capacidade da sua loja virtual?
Como o uso de Business Intelligence aumenta a capacidade da sua loja virtual?
O uso de informações para influenciar a estratégia de um e-commerce é uma prática que vem sendo aprimorada, mas que a...
Saiba mais
Como garantir boas taxas de conversão no e-commerce na Black Friday
Como garantir boas taxas de conversão no e-commerce na Black Friday
Aumentar a taxa de conversão em e-commerce é um processo que precisa ser acompanhado e otimizado continuamente atravé...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados