Black Friday: A oportunidade perfeita para negócios omnichannel

Black Friday: A oportunidade perfeita para negócios omnichannel

Após alguns anos de expansão para se consolidar, a Black Friday hoje, já é realidade no Brasil sendo conhecida por cerca de 99,5% da população do país.

Se sua marca costuma trabalhar a Black Friday com certeza irá se sair muito bem, planejando em conjunto com outras datas importantes do fim de ano, como Cyber Monday, Natal e Ano Novo. Isso porque o consumidor tem hábitos de compras diferentes em cada uma destas datas, transformando o final de ano em uma verdadeira temporada de consumo.

E existem alguns caminhos chaves que podem ajudar sua marca a trazer bons resultados, focando nas características de consumo na data.

E-shoppers e suas experiências com a Black Friday

Se você gosta de saber como anda o comportamento do consumidor no mercado, então já deve ter lido ou ouvido falar nas edições anteriores da Black Friday a preferência dos consumidores em compras offline.

Hoje o cenário é bem diferente, pouco mais da metade dos internautas já efetuam compras online e a boa notícia é que muitas destas pessoas tem sua primeira experiência de compra na Black Friday.

Porém, mesmo com a alta participação do internauta, algumas pessoas ainda rejeitam comprar online. De acordo com pesquisa realizada pela Provokers, cerca de 40% das pessoas têm receio de fraudes online e outros 38% gostam simplesmente de ver os itens pessoalmente. Uma pequena parcela de 23% vê como barreira o pagamento do frete.

É possível tomar algumas atitudes que desmistificam estes receios, passando segurança para seu cliente através de selos de segurança, oferecer mais contato com o produto através de conteúdo em vídeo ou frete grátis durante o evento. Review de clientes que já compraram também são muito importantes para a decisão de compra e credibilidade de uma loja.

A omnicanalidade para uma experiência on-to-off

Quando o consumidor opta por fazer suas compras online, normalmente buscam atributos mais importantes que o preço em si.

De acordo com pesquisa realizada pela Provokers facilidades mobile, experiência do site e opções multicanais são indispensáveis nas compras online.

Destes atributos, cerca de 42% dos consumidores buscam por opções multicanais como retirada na loja e tempo de entrega favorável. A maneira mais lógica de aumentar a taxa de consumidores interessados em comprar online é oferecer condições de fretes grátis e prazo curto de entrega.

Agora, se você trabalha com canais online e offline, uma ótima solução é usar sistemas que integrem estes canais e facilitam a compra do seu produto.

Um exemplo disso é fazer uso de sistema de Pick up, que permite seu cliente realizar compras online e retirar em pontos de vendas próximo da sua localização. Cerca de 24% dos consumidores seriam motivados se tivessem a opção de retirar na loja.

Informações sobre preço e estoque das lojas também são importantes, pois cada vez mais pessoas usam a internet para complementar, compras feitas em lojas físicas, principalmente para pesquisas, cerca de 86% das pessoas preferem pesquisar online e 53% das que não são e-shoppers preferem pesquisar online.

Outra forma que está se popularizando aqui no Brasil, é o uso de QRCode para transações e compras. Estudos mostram que pagamentos via QR Code já aparecem com números significativos como meios de pagamento em lojas físicas.

Além disso, o QRCode é uma forma prática para o cliente realizar compras online quando enfrentam transtornos (como filas grandes, horários de atendimento, compras de última hora) em lojas físicas. Esta é uma porta de entrada para a compra online.

Consumo digital, como anda o hábito na Black Friday?

Na temporada de consumo do final do ano, cada data sazonal tem suas características próprias, e a Black Friday não é diferente, nesta hora o consumidor tem em mente aproveitar promoções para si mesmo, comprar coisas para casa ou de alto valor agregado. É a temporada do “eu mereço!”

E para aproveitar muito as promoções que o evento traz, o consumidor se prepara com muitas buscas e pesquisas com vários meses de antecedência, para ter certeza que irá tomar a melhor decisão de compra.

Se ficou curioso e quer ler mais sobre este tópico, leia nosso artigo “Sonho de consumo, sua marca está pronta para atender esta expectativa na Black Friday?

Aproveite ao máximo os interesse do seu público, boas vendas!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade