Aprenda como não perder dinheiro na sua loja virtual

Aprenda como não perder dinheiro na sua loja virtual

Administrar uma loja virtual não é algo simples, você já sabe muito bem disso. Uma série de métricas para acompanhar, clientes precisando de ajuda a todo o momento, administradores cobrando resultados e empresas que prestam suporte de hospedagem com problemas tecnológicos, fazendo o seu site sair do ar. Basta um descuido e irá perder dinheiro.

Para isso não acontecer, confira agora uma lista com 7 dicas para você colocar em prática na administração do seu e-commerce para que o prejuízo fique bem longe da sua empresa. Com essas dicas, gerir a loja virtual e obter bons resultados será muito mais fácil. Acompanhe!

1. Analise O Serviço De Entrega

Uma das grandes dificuldades para os administradores que migram da loja física para a virtual é gerir bem o serviço de entrega das mercadorias aos clientes. Você já deve saber, mas não custa mencionar: grande parte dos abandonos de carrinho é por conta de fretes com valores altos ou prazos de entrega muito grandes.

A maioria das lojas virtuais trabalha apenas com os Correios como serviço de entrega. Porém, dependendo do tipo de mercadoria que sua empresa comercializa, pode ser interessante contar com os serviços de uma transportadora. Inclusive, muitas trabalham com sistema de logística que pode poupar um bom dinheiro que é gasto com a manutenção de equipe e área para o estoque.

2. Descubra Os Erros Do Site

Um detalhe que passa despercebido por muitos gestores de e-commerce, mas que é de suma importância: encontrar os problemas do site antes dos seus clientes. Quando um consumidor se depara com uma loja virtual que apresenta erro, instabilidade ou lentidão, normalmente pensa em duas coisas: ou o site é amador, ou é fraude. De uma maneira ou de outra, dificilmente ele finalizará a compra, por receio de ter contratempos futuros.

Outro problema ainda pior é quando o site sai do ar e você demora a perceber. Já pensou quantos clientes deixaram de fazer suas compras? Para não ter esse tipo de problema, é necessário acompanhamento constante dos sistemas da loja por pessoas capacitadas para isso. Algumas empresas possuem ferramentas para auxiliar o administrador nessa tarefa.

3. Varie As Formas De Pagamento

Muitos acreditam que os consumidores virtuais preferem pagar as suas compras parcelando em várias vezes sem juros no cartão de crédito. Em alguns ramos isso pode ser verdade, como nos eletrônicos. Porém, em alguns nichos de mercado, pode ser mais interessante para o cliente e mais barato para a sua empresa oferecer descontos em pagamentos à vista.

Assim, pode ser que seu cliente esteja utilizando uma forma de pagamento cara para a loja como é o parcelamento sem juros no cartão de crédito, sendo que poderia ficar até mais satisfeito ao pagar no débito, no boleto ou por transferência bancária. Portanto, verifique com o pessoal do financeiro ou com o seu banco como incluir novas opções de pagamento no seu e-commerce.

4. Utilize Ferramentas Para Automatizar Tarefas

A informatização traz consigo uma série de soluções fantásticas para o administrador moderno. Portanto, não perca mais tempo com tarefas rotineiras e cansativas. Coloque o seu computador para trabalhar para você. Assim, você terá mais eficiência no seu trabalho, conseguindo identificar falhas no processo e terá tempo para focar no que gera lucro para a empresa.

Essas ferramentas são chamadas de Enterprise Resource Planning (ERP), que em português significa Sistema de Gestão Empresarial. Investir em um sistema desses fará diferença no futuro em matéria de economia de tempo e dinheiro. Porém, antes de contratar essa solução, é importante verificar se a mesma se integra perfeitamente à plataforma da sua loja virtual, sem erros.

Além disso, o ERP precisa estar em conformidade com as regras para a emissão de nota fiscal eletrônica e com os sistemas de pagamento e frete que a sua loja trabalha, para não ocorrer falhas e não perder dinheiro com isso também.

5. Acompanhe As Métricas Mais Importantes

Uma grande vantagem das lojas virtuais sobre as físicas é a quantidade de informações e relatórios que podem ser gerados e acompanhados. Como praticamente tudo é realizado em sistema de informática, fica registrado e poderá virar um relatório. Acompanhar essas informações é de extrema importância para uma gestão profissional de um e-commerce.

Porém, a dica aqui é para que você selecione apenas as métricas que fazem diferença para o negócio por isso, devem ser acompanhadas de perto. Muitos administradores se perdem no meio de muitas informações que não têm grande valor e acabam não se atentando para outras que podem indicar perda de receita ou gastos desnecessários.

6. Invista Em Marketing Especializado

Muitas lojas virtuais gastam quantias relevantes em marketing e não alcançam bons resultados. Isso ocorre porque muita gente acha que é simples anunciar no Google e no Facebook. Pode até ser bem fácil montar uma campanha nessas duas empresas, mas perder dinheiro com isso é ainda mais fácil, pois converter a campanha em resultados demanda conhecimento.

Pare de gastar dinheiro com publicidade amadora e invista em marketing especializado. Você perceberá que a eficiência de cada campanha aumentará de maneira exponencial. Dependendo da situação, os gastos serão menores e a geração de receita maior.

7. Verifique As Taxas Do Seu Gateway

Ao iniciar as vendas da loja virtual, provavelmente verificaram qual gateway possuía as melhores taxas na época. Com o tempo, podem ocorrer duas situações:

  1. as taxas praticadas pelas empresas de gateway se alteraram, fazendo com que a escolhida pelo seu e-commerce não seja agora a mais interessante;
  2. o volume de vendas que a sua loja virtual alcançou justifica dispensar a empresa que faz a integração e partir para a integração direta.

Em ambos os casos, a sugestão é que entre em contato com as empresas e negocie taxas melhores. Muitas acabam abaixando os percentuais para não perder o cliente. Não tendo êxito na negociação, migre para outro sistema mais econômico.

Agora você já descobriu como não perder dinheiro com a sua loja virtual e conseguirá administrá-la com mais facilidade. Mais que não perder, irá colher ótimos resultados em pouco tempo, pois terá mais disponibilidade para se dedicar ao que realmente gera faturamento na sua empresa.

Por falar em facilitar a administração, você já conhece os robôs que chegaram para automatizar seus testes e não deixar perder receita? Saiba mais agora e não deixe de colocar em prática essa nova ferramenta que auxiliará bastante o seu trabalho!

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