6 erros que fazem você perder dinheiro no seu e-commerce

6 erros que fazem você perder dinheiro no seu e-commerce

Com as diversas plataformas digitais existentes, ter um negócio online ficou fácil, prático e muito lucrativo. Entretanto, é comum cometer alguns erros nesse processo e eles o impedem de atingir as metas e lucros desejados. Então, para ter sucesso e não perder dinheiro no e-commerce é preciso estar atento a diversos fatores.

Este é o tema do artigo de hoje e se você quer saber mais sobre como evitar os equívocos, acaba de encontrar o material ideal!. A partir de agora apontaremos seis erros muito comuns que acabam afetando os lucros e gerando prejuízo para o seu negócio online. Confira:

1. Ter Um Site Lento

Quem opta por fazer compras online, geralmente faz a escolha buscando rapidez e praticidade. Se o site é lento e não oferece a comodidade necessária, o cliente pode ficar insatisfeito, não finalizar a compra e até mesmo ir para a concorrência.

Problemas como demora no cadastro, erro na hora do pagamento, imagens que não carregam ou processos muito longos podem ser verdadeiros tiros no pé. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pela Aberdeem Grour, os visitantes costumam abandonar a página depois de três segundos, caso não encontre  aquilo que precisam.

Por isso, para evitar perder dinheiro, é muito importante estar atento ao funcionamento do seu e-commerce e ter responsáveis pela sua manutenção. Em caso de problema, é sempre bom ter um programador disponível para corrigir o erro o mais rápido possível.

2. Excesso De Pop-Ups

Para os responsáveis pelo marketing digital de uma empresa, os pop-ups podem até ser ótimas ferramentas de conversão. No entanto, se executado de forma incorreta, ou se seu uso for exagerado, pode irritar os visitantes. Afinal, ninguém gosta de uma aba em cima do produto desejado, bloqueando tela o tempo todo, não é mesmo?

O uso adequado dos pop-ups depende que sua execução seja feita de forma otimizada e inteligente. Eles não devem carregar muito cedo, pois podem impedir a página de abrir da forma correta, atrapalhando a experiência do usuário e afastando-os. O ideal é que abra depois de pelo menos 10 segundos da página carregada para não atrapalhar o desempenho e a experiência do visitante.

3. Problemas Com Logística

Como falado, a ideia de um e-commerce é oferecer rapidez, praticidade e uma experiência agradável de compra para o usuário. Então, imagine a seguinte situação: a empresa tem um site interessante com boa usabilidade e produtos que realmente interessam aos clientes, mas na hora de finalizar o pedido e fazer a entrega, deixa a desejar.

Atrasos na entrega e fretes com um valor elevado podem gerar insatisfação nos consumidores. Aliás, as pesquisas demostram que cerca de 75% dos usuários abandonam a compra ao se deparar com tais fatores.

Assim, é fundamental que o e-commerce ofereça um preço justo pela entrega, pois há casos em que essa tarifa chega a ser maior que o preço do produto desejado. Além disso, é bom oferecer mais de uma opção de frete para os clientes que desejam pagar mais para ter o produto mais rápido ou mesmo para aqueles que desejam programar o dia da entrega.

Por fim, mantenha o comprador informado sobre a localização e situação dos produtos, principalmente por email. É interessante também utilizar uma integração com o sistema dos Correios que fornecem um código que pode ser rastreado tanto por email, sms ou no próprio site.

4. Não Ter Suporte Para Dispositivos Móveis

Em tempos de amplo uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, não ter um site que seja responsivo a tais dispositivos é um grande erro de gerenciamento. Isso significa não atender a uma grande parcela da população, que acessa a internet sobretudo por esses meios.

A falta de uma versão mobile é um erro punido inclusive pelo Google, que não apresenta esses sites como resultados em pesquisas realizadas por dispositivos móveis. Ou seja, o e-commerce que não atende a este critério está perdendo dinheiro.

Para resolver esta questão é preciso investir em técnicas de design e desenvolvimento de sites que se adaptem a todos os tamanhos de telas. Outra boa opção que, dependendo do seu negócio, pode valer a pena é a criação de aplicativos &mdash eles podem tornar a compra mais fácil para quem acessa sua loja por tablets e smartphones, além de economizar no uso de dados móveis.

5. Divulgação Insuficiente Ou Incorreta

Você pode investir muito na qualidade do site e na experiência do usuário, mas se não fizer uma boa divulgação, o seu cliente ideal pode nem saber que seu e-commerce existe, o que é um equívoco que afeta diretamente o faturamento. Esse erro, geralmente ocorre devido a dois fatores:

  • falta de planejamento;
  • falta de ferramentas de marketing digital.

Para evitar uma falha como essa é preciso saber exatamente quem são seus clientes, formular a comunicação voltada para eles e ainda, criar estratégias de ranqueamento  (SEO – Search Engine Optimization ou em português, otimização para mecanismos de busca) para que o produto apareça bem colocado nas páginas de pesquisa.

6. Não Responder Às Dúvidas Dos Clientes

Por fim, outro grande erro é não estar disponível para conversar com o cliente. Problemas ou dúvidas com o produto, ou com a própria compra podem surgir e é muito importante oferecer este suporte ao usuário.

Apesar de algumas empresas usarem a automatização virtual para responder os clientes online, é fundamental ter a disposição um atendimento humano personalizado para que o cliente se sinta ouvido.

Lembre-se de que um cliente insatisfeito com o atendimento online de uma empresa pode não voltar a comprar e ainda utilizar de plataformas como as redes sociais para fazer marketing negativo para sua marca.

Todas as falhas citados podem acontecer com frequência em lojas virtuais, principalmente nas que estão começando. Entretanto, como você viu, adotar as estratégias adequadas não é uma missão impossível e evita que você possa perder dinheiro no e-commerce. Portanto, tenha um bom planejamento e uma equipe qualificada para se adequar ao mercado e conquistar o seu objetivo!

E aí, gostou do texto de hoje? Agora que você já sabe como evitar erros que fazem você perder dinheiro no e-commerce, que tal saber um pouco mais sobre como recuperar receita em 8 passos?

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade