MOSTRAR BARRA LATERAL
6 dicas para otimizar o seu site com o Mobile SEO

Se você acompanha as notícias sobre o mundo da tecnologia, já deve saber que os dispositivos móveis são responsáveis por grande parte do tráfego da internet.

Segundo estudos, a tendência de pesquisas feitas nestes dispositivos mobile, vem aumentando cerca de 9.5% ao ano, afinal grande parte da população conta com um smartphone sempre em mãos.

Isso significa que é cada vez mais importante otimizar seu site para esses dispositivos, com técnicas como o SEO para mobile. 

Neste artigo, vamos compartilhar 6 dias para otimizar o seu site para dispositivos móveis e atingir melhores resultados em vendas.

O que é Mobile SEO?

Basicamente, é uma série de otimizações desde o layout do site até os conteúdos para que a experiência em dispositivos como smartphones e tablets seja tão boa quanto em um desktop.

Essas otimizações irão contribuir para que seu site apareça nas pesquisas do Google e outros buscadores, quando alguém realiza uma busca, aumentando as chances do seu site ficar entre os primeiros resultados do Google.

A diferença entre o SEO tradicional e o Mobile SEO é que no segundo são levados em consideração hábitos de navegação diferenciados, além disso, desde 2017 o Google prioriza conteúdo mobile já que 58% das pesquisas feitas no buscador, são através de smartphones.

Portanto, é uma estratégia que deve ser levada em consideração. Continue lendo e veja como colocar em prática!

Como fazer SEO para mobile e otimizar o seu site?

Antes de começar a realizar ajustes nas suas páginas e código, é importante verificar alguns fatores relacionados a performance. Em nosso Guia de Performance para e-commerce, falamos sobre cada um desses fatores e indicamos ferramentas gratuitas para fazer uma inspeção técnica em seu site, baixe o conteúdo!

Após esta verificação, está na hora de otimizar seus conteúdos, veja como:

Tenha um site mobile Friendly

É preciso garantir que seu site funcione corretamente em dispositivos móveis, com uma interface adequada ao tamanho da tela. Oferecer uma miniatura do seu site desktop no mobile, não entrega a experiência necessária para aquele tipo de acesso precisa.

Por isso opte por um design responsivo, onde a renderização da página se adapta com base no tamanho da tela, com uma interface e usabilidade própria para dispositivo móvel. Aqui na Codeby, todos os projetos que desenvolvemos utilizamos técnicas como o Mobile First e o mobile friendly para garantir a melhor experiência nestes dispositivos.

Velocidade das páginas é importante

Outro passo importante é acelerar o carregamento do seu site.

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Unbounce constatou que 73% dos consumidores não esperam mais de 3 segundos pelo carregamento de uma página.

Além disso, mais de 70% dos consumidores admitem que a velocidade da página influencia a probabilidade de compra. Quando se trata do comércio eletrônico, os consumidores se sentem menos propensos a compra quando o tempo de carregamento é mais lento que o esperado.

Uma maneira de saber se seu site precisa de otimizações na performance, é utilizar ferramentas como a SpeedBy, que verifica a velocidade de carregamento em desktop e dispositivos mobile e te oferece um relatório completo com sugestões.

Sem bloqueio de recursos

Há alguns anos, era comum bloquear recursos do site em dispositivos mobile. Essa prática fazia sentido, pois reduzia o tempo de carregamento das páginas em celulares e tablets.

Porém, isso mudou com a implantação do mobile-first index que basicamente considera a versão mobile como a versão principal de um site. Agora, quando um recurso é bloqueado em dispositivos móveis, seu site corre o risco de não ser indexado corretamente.

Otimize títulos e descrições para mobile

Títulos e descrições são os primeiros elementos de seu conteúdo que o usuário terá contato. Dessa forma, precisam se apresentados de maneira clara, com quantidade de caracteres no limite estipulado, e claro, sobre o assunto abordado por seu site.

Uma vantagem é que o Google exibe mais caracteres na versão mobile, veja a diferença:

  • Desktop

Título: Mais ou menos 70 Caracteres

Meta descrição: Por volta de 155 caracteres

  • Mobile

Titulo: Aproximadamente 70 caracteres

Meta descrição: Cerca de 155 caracteres

Apesar de a quantidade ser maior, vale a pena elaborar títulos e meta descrições no limite de desktop, para garantir que o texto seja exibido sem cortes em ambos os dispositivos.

Use a pesquisa local do Google

As pesquisas por negócios locais está cada vez mais popular entre as pessoas, as buscas por locais próximos reforça a necessidade crescente por conveniência por parte do consumidor. Aparecer nestas buscas pode representar uma grande oportunidade para que sua marca seja encontrada por mais pessoas, principalmente se você utiliza o varejo tradicional e pontos de vendas físicos. 

Por isso, mantenha sempre suas informações padronizadas, endereço e dados de contato corretos, além de adicionar os horários e dias de funcionamento para que as pessoas saibam quando podem visitar seu comércio. Essas informações podem ser alteradas no Google meu negócio.

Otimize para busca por voz

As buscas por voz está cada vez mais popular, por ter o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas, trocando o ato de digitar pelo simples falar.

Segundo o Bing, pesquisas por voz são 3.7 vezes mais rápidas que as pesquisas digitadas. Além disso, a prática atende públicos variados, desde as pessoas que buscam economizar tempo, até as gerações mais antigas que estão começando a se aventurar pela internet com mais vigar agora.

Para utilizar esta estratégia, foque nas palavras-chaves no formato de perguntas e cauda longa (aquelas que tem um formato de frases) já que as pesquisas por voz são feitas dessa forma de dúvida, principalmente ao utilizar assistentes sociais como a Siri (apple) ou a Alexa (Amazon).

E estas são as dicas para começar a otimizar o seu site para mobile SEO. Caso tenha interesse em saber como podemos aplicar técnicas como Mobile First ou Mobile Friendly em seu e-commerce, entre em contato com nossos consultores.

Vale a leitura

Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Um lojista pode se deparar com muitas alternativas ao pensar na estrutura de uma loja virtual. São vários os serviços...
Saiba mais
Quais as tendências do varejo de moda online
Quais as tendências do varejo de moda online
O varejo de moda vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que viera...
Saiba mais
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Em resposta às mudanças no comportamento de compras dos consumidores, muitas marcas apostaram no e-commerce para enga...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados