Programação para iniciantes: 4 dicas para você se destacar

Programação para iniciantes: 4 dicas para você se destacar

Há quem diga que todos deveriam saber programar e que, em um futuro não muito distante, isso se tornará realidade, uma vez que muitas escolas estão incluindo a programação para iniciantes como uma disciplina complementar em seus currículos.

A necessidade de saber programar está relacionada ao fato de cada vez mais profissionais, mesmo não sendo programadores profissionais, terem de fazer pequenas edições no código de um site institucional, de uma loja virtual ou de um blog, adaptar alguma funcionalidade simples em um sistema de gestão da sua empresa, entre outras atividades em seu dia a dia profissional.

Para que isso ocorra, portanto, é importante ter o conhecimento básico dos principais conceitos de programação. Falaremos de cada um deles, brevemente, a seguir.

Conceitos Básicos De Programação Para Iniciantes

HTML

Sigla em inglês para HyperText Markup Language, o HTML é uma linguagem de marcação, criada por Tim Berners-Lee para a comunicação e a divulgação de pesquisa na internet.

Essa linguagem é representada por um conjunto de tags que fazem marcações em um sistema digital. A tag, por exemplo, abarca conteúdos inserindo um espaço antes e depois do parágrafo. Já as tags “h” são utilizadas nos títulos, sendo que h1 marca o título principal, h2, o título secundário, e assim sucessivamente.

CSS

Cascading Style Sheet ou CSS é uma linguagem de estilo baseada em uma cascata de códigos que tornam possíveis os efeitos visuais em uma página programada.

A cor do texto, as imagens da página, o espaçamento entre letras e palavras, entre outros elementos, são definidos pelo CSS.

CMS

Um Sistema Gerenciador de Conteúdo ou Content Management System – CMS,  em inglês, é um recurso excelente para quem não tem conhecimento avançado em programação, mas, mesmo assim, é responsável pelo gerenciamento de um site, blog, aplicativo ou outro projeto digital.

O WordPress é um exemplo de CMS muito utilizado e que possibilita recursos diversos para o usuário, como personalização de templates e customização do layout.

Agora que você já conhece os conceitos básicos de programação, que tal acompanhar algumas dicas para que você consiga programar com sucesso?

3 Dicas Para Programadores Iniciantes

1. Nunca pare de tentar

É comum que as pessoas que estejam aprendendo a programar sintam dificuldade para entender conceitos e realizar tarefas. No entanto, não se deve desanimar! Aprenda com os seus erros e siga sempre em frente.

2. Foque em apenas uma tarefa por vez

Realize uma atividade de cada vez, pelo menos no início, assim, você evita erros e também não fica sobrecarregado de tarefas. A ideia é dividir tudo em pequenas ações.

3. Não tenha vergonha de pedir ajuda

Um programador não pode ser orgulhoso e ter vergonha de pedir ajuda. Não há nenhum problema em trocar ideias com um amigo programador ou, até mesmo, conversar com outros aprendizes da área em fóruns ou comunidades na internet.

4. Leia muito sobre o assunto

No que se refere à tecnologia, as mudanças ocorrem quase que diariamente, tendo sempre um conceito novo sobre o assunto. É por isso que você precisa ler muito, acompanhar os novos livros da área que são publicados, seguir blogs e páginas nas redes sociais que tratem sobre o assunto, etc.

E, por falar em redes sociais, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá, você encontrará muitas dicas e informações interessantes de programação para iniciantes e também ao nível mais avançado. Esperamos por você!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade